26/11/19 | 16:48
Prevenção do câncer de próstata é tema de palestra do Novembro Azul

O encerramento da Campanha Novembro Azul, que alerta para os riscos do câncer de próstata e a importância do exame preventivo, contou com a participação do coach Lucas Sena, ministrando a palestra “Sou o meu próprio Herói”, na manhã desta terça-feira.

Durante a apresentação, o coach falou sobre os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer, os quais apontam que, no Brasil, 14 mil pessoas morrem por ano, vítimas do câncer de próstata. Lucas Sena ainda ressaltou que, além do exame preventivo, é preciso buscar ajuda nos primeiros sintomas. “O homem sabe a rotina, conhece o próprio corpo, às vezes é o receio do exame que prejudica, mas isso não pode definir a vida dele. É preciso se cuidar”, afirmou.

Para o servidor Elison Gomes, o assunto é de extrema relevância e discuti-lo no ambiente de trabalho pode ajudar a quebrar tabus. “Todos precisamos conversar sobre o assunto, é uma doença grave. A dinâmica usada pelo palestrante hoje, nos mostrou que não precisa ser um assunto que cause receio, mas que deve ser discutido entre amigos e, também, com a família”, disse.

Homens a partir dos 50 anos precisam fazer os exames. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.