13/03/17 | 14:11
Prefeitura transforma feira em centro de negócios

32849038080_65d35aa4d2_z

A transformação de feiras em centros de negócios é o novo conceito que a Prefeitura de Manaus está trabalhando para alguns destes espaços na cidade. No bairro Santa Etelvina, zona Norte, a estrutura reformada e readequada da Feira Municipal Padre Rogério Ruvoletto já é modelo para as demais. No local, os 36 boxes se dividem em variados serviços e os permissionários, agora treinados, atuam como empreendedores a frente de seus negócios.

O trabalho realizado por meio da Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab), na feira do Santa Etelvina é agora exemplo e será levado para outras feiras da cidade visando criar uma nova cultura nesses espaços.

Os permissionários que nela trabalham se dividem em alas: dos peixes, frutas, verduras, lanches, café regional e bazar. Para atuarem no local, os permissionários precisam cumprir alguns pré-requisitos como a participação em cursos técnicos disponibilizados pela prefeitura que focam nos conceitos de empreendedorismo, atendimento ao cliente e administração básica. Assim, os trabalhadores passam a ter uma visão geral de seus negócios.

O subsecret√°rio da Subsempab, F√°bio Albuquerque, explicou que os pr√≥ximos locais que devem receber esse modelo s√£o as feiras do Alvorada, do Produtor no Santo Ant√īnio, Panair, Manaus Moderna, Gl√≥ria e Compensa. ‚ÄúNos pr√≥ximos quatro anos n√£o ser√£o s√≥ feiras, ser√£o grandes neg√≥cios dentro de espa√ßos. Haver√° servi√ßos j√° conhecidos como hortifrutigranjeiros e peixaria, mas tamb√©m loterias, sal√Ķes de beleza entre outros espa√ßos. Al√©m do Santa Etelvina, j√° temos esse modelo no Parque Dez e Bet√Ęnia‚ÄĚ, explicou.

Trabalhando na Feira do Santa Etelvina h√° 17 anos, o permission√°rio Aldenir Alves enxerga a import√Ęncia de se atualizar e reformular neg√≥cios para se manter no mercado.¬†‚ÄúEu trabalho com feira h√° 17 anos e sempre atuei na rua, sem grande estrutura. Os peixes ficavam expostos ao sol e pegando poeira dos carros que passavam. Aqui dentro conseguimos trabalhar com higiene e oferecer um melhor produto ao cliente, sem contar com esse novo modelo de feiras, permitindo neg√≥cios diversos‚ÄĚ, destacou.

‚ÄúDepois que a feira mudou para c√°, ganhou esse novo espa√ßo, tudo ficou mais bonito, colorido e organizado‚ÄĚ, disse o pedreiro e frequentador da feira, Valcenir Alves, 44. A mudan√ßa, segundo ele, tamb√©m pode ser vista na melhoria do atendimento. ‚ÄúA forma de os feirantes nos atenderem ficou muito melhor. Eles est√£o mais educados e prestativos‚ÄĚ, disse.

Permission√°ria da feira h√° um ano e tr√™s meses, Artemildes Reis diz que sua motiva√ß√£o aumenta sempre que v√™ um cliente sair satisfeito de seu ponto comercial. ‚ÄúComo trabalhamos com o p√ļblico, √© muito importante saber que o cliente confia no nosso servi√ßo. Pode ser num cafezinho, num sandu√≠che ou at√© mesmo em uma tapioca. Quando sentimos que o cliente fica satisfeito, que gostou do que fizemos, nos engrandece como pessoa e como profissional‚ÄĚ, declarou.

Presidente da comiss√£o gestora da feira do Santa Etelvina, Ernane Souza, destaca que anteriormente eles (permission√°rios) eram apenas feirantes, mas agora s√£o microempreendedores e gerenciadores de neg√≥cios. ‚ÄúAntes ocup√°vamos as cal√ßadas, local destinados para os pedestres, mas agora temos um local apropriado para o nosso trabalho e estamos tamb√©m capacitados para desenvolvermos melhor nossas fun√ß√Ķes, de acordo com as exig√™ncias dos clientes e do pr√≥prio mercado‚ÄĚ, destacou.