10/07/17 | 11:15
Prefeitura + Presente realiza mais de 4 mil atendimentos no bairro Cidade de Deus

Mais de 50 servi√ßos foram oferecidos √† popula√ß√£o, na manh√£ deste s√°bado, 8/7, dentro do projeto itinerante ‚ÄúPrefeitura + Presente‚ÄĚ. Esta edi√ß√£o foi realizada na Escola Municipal S√£o Benedito, no bairro Cidade de Deus, zona Norte. At√© o m√™s de dezembro, a a√ß√£o ser√° levada a outros bairros e zonas da cidade de Manaus.

Al√©m de facilitar a vida da popula√ß√£o na busca por diversos servi√ßos, o projeto tamb√©m aproxima as comunidades dos √≥rg√£os p√ļblicos, como tem sido refor√ßado na gest√£o do prefeito Arthur Virg√≠lio Neto e do vice Marcos Rotta. Mais de 20 estruturas municipais e estaduais estavam √† disposi√ß√£o para dar r√°pidas solu√ß√Ķes √†s demandas.

Coordenada pela Casa Civil do munic√≠pio, por meio da Ouvidoria e Servi√ßo de Prote√ß√£o ao Consumidor de Manaus ‚Äď Procon Manaus, a a√ß√£o disponibilizou consultas e exames m√©dicos, emiss√£o da primeira via de RG, CPF e orienta√ß√£o profissional, entre outros servi√ßos.

A empregada dom√©stica Etelvina Batista, 49, aproveitou para receber atendimento na Unidade M√≥vel de Sa√ļde da Mulher, que est√° h√° uma semana no local. ‚ÄúEu e minhas vizinhas est√°vamos precisando fazer exames e com a carreta ao longo dessa semana no nosso bairro nos ajudou muito‚ÄĚ, comentou.

No atendimento √† sa√ļde, a Unidade M√≥vel da Mulher realizou atendimentos como consultadas m√©dicas, realiza√ß√£o de exames, encaminhamentos, ultrassom, preservativos, entre outros. Mesmo com o fim da a√ß√£o hoje, os exames continuar√£o sendo oferecidos no bairro at√© o final da pr√≥xima semana.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad) realizou 95 agendamentos para emissão da carteira de trabalho e 32 cadastros para emprego, por meio do Sine Manaus. Além disso, o órgão ofereceu orientação profissional e palestras de qualificação para interessados.

Na parte social realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assist√™ncia Social e Direitos Humanos (Semmasdh), foram realizados 69 atendimentos entre orienta√ß√Ķes coletivas, inser√ß√£o e atualiza√ß√£o no Cadastro √önico e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

Com a presenta de fiscais do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o √≥rg√£o atendeu sete pessoas e recebeu duas den√ļncias quanto √† obstru√ß√£o de espa√ßos p√ļblicos. As orienta√ß√Ķes foram referentes a √°reas de invas√£o e obras. O Implurb tem um canal de den√ļncias, o Disque Ordem, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h √†s 17h. Basta ligar para o 161.

Mais serviços

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou a distribui√ß√£o de 300 mudas de esp√©cies ornamentais e frut√≠feras, al√©m da distribui√ß√£o de material informativo sobre orienta√ß√Ķes e cuidados com o plantio e alerta √† popula√ß√£o no combate √†s queimadas urbanas, intensificadas no per√≠odo de ver√£o.

A prefeitura realizou ainda para orientar usu√°rios do transporte p√ļblico. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscaliza√ß√£o do Tr√Ęnsito (Manaustrans) atuou na organiza√ß√£o da √°rea durante a a√ß√£o.

Tamb√©m participaram da a√ß√£o √≥rg√£os parceiros da estrutura estadual como a Defensoria P√ļblica do Estado (DPE), Cart√≥rio, Pol√≠cia Civil, Manaus Ambiental, Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Eletrobr√°s Amazonas.
As atividades da ‚ÄúPrefeitura + Presente‚ÄĚ continuar√£o quinzenalmente, com cronograma montado at√© dezembro deste ano. A pr√≥xima edi√ß√£o acontecer√° no dia 22, no bairro do Puraquequara, na Escola Municipal Francisco Nunes.

Texto: Anne Caroline Guedes

Fotos: Gabriel Campos / Divulgação